5 fatos incontestáveis do crescimento de Anastasia em Minas !
Cinco fatos incontestáveis sobre o crescimentode Antonio Anastasia nas pesquisas em Minas
O ótimo desempenho do pré-candidato Antonio Anastasia (PSDB) é a grande novidade das mais recentes pesquisas sobre as intenções de voto nas eleições para o governo de Minas Gerais, divulgadas pelos institutos Sensus e Ibope. Essa constatação ficou relegada a um plano secundário, pois as enquetes foram publicadas em meio à disputa acirrada que travaram o ex-ministro Hélio Costa (PMDB) e o ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), para ver quem sairia como candidato de oposição à gestão do governador Aécio Neves.
Os números são muito claros: comprova-se que, nos mais diferentes critérios de análise, Antonio Anastasia é o nome que desponta como o melhor situado para crescer e vencer as eleições de 2010. São cinco fatos que você precisa conhecer sobre as pesquisas em Minas Gerais.
Confira os números você mesmo, a seguir. Vale lembrar que a pesquisa estimulada é aquela na qual o entrevistado escolhe seu candidato a partir de uma lista de nomes apresentada pelo pesquisador do instituto. Já a pesquisa espontânea é aquela em que o eleitor diz, espontaneamente, em quem deseja votar.
Fato nº 1
Antonio Anastasia já lidera as intenções de voto, quando os entrevistados são informados que ele é o candidatdo ex-governador Aécio Neves, de acordo com o Ibope. Eis os resultados: Antonio Anastasia (25%) e Hélio Costa (24%). A notícia foi publicada na edição de 5 de junho de 2010, do jornal O Globo (Coluna "Panorama Político", de Ilimar Franco), com o título "Vale quanto pesa".
Ali, informa-se o seguinte: "Antonio Anastasia está atrás na pesquisa do Ibope, mas o gráfico mostra que ele se beneficia toda vez que o ex-governador Aécio Neves cola na sua candidatura. Anastasia oscila de 22% para 25%". E mais: "Entre os ouvidos, 77% disseram que votariam ou poderiam votar num candidato apoiado por Aécio".
Pesquisa do Ibope
Tabela publicada pelo jornal O Globo (05/06/2010), na coluna “Panorama Político”, de Ilimar Franco, sob o título de “Vale quanto pesa”
Antonio Anastasia, apoiado pelo ex-governador Aécio Neves
25%
Hélio Costa, apoiado pelo presidente Lula
24%
'Fernando Pimentel, apoiado pelo presidente Lula
23%
Zezé Perrela, deputado estadual e presidente do Cruzeiro
6%
Branco/Nulo
6%
Não sabe
15%
Fonte: Pesquisa Ibope, contratada pelo PMDB, 1.512 entrevistados de 28 a 31 de maio de 2010
Fato nº 2
Na pesquisa espontânea do Ibope, Antonio Anastasia aparece com 10% das intenções de voto e está empatado com Hélio Costa, também com 10%. Também é muito boa a posição de Antonio Anastasia na Sensus, pois ele está com 9,2%, na frente de Hélio Costa (7,5%). O resultado é ainda mais significativo quando se comparam os dados historicamente. Pesquisas anteriores deram Antonio Anastasia entre 2% e 5%, na espontânea (institutos Datafolha, Vox Populi e Sensus).
Fato nº 3
A diferença de Hélio Costa para Antonio Anastasia caiu 15,7 pontos percentuais, entre fevereiro e maio de 2010, de acordo com os números do Instituto Sensus, em pesquisa estimulada. As duas pesquisas do Sensus foram realizadas de 7 a 11 de fevereiro de 2010 e de 27 a 29 de maio de 2010. Antonio Anastasia tinha 14,4% das intenções de voto em fevereiro e saltou para 20,5%, tendo crescido 6,1 pontos percentuais, na estimulada. Hélio Costa caiu de 40,7% para 31,1%, no mesmo período. Ou seja, Antonio Anastasia fez a diferença diminuir 15,7 pontos percentuais em relação a Hélio Costa, em menos de quatro meses.
Pesquisas do Instituto Sensus
Fato nº 4
Antonio Anastasia é o único que efetivamente vem crescendo entre os mineiros, com consistência a cada nova rodada das pesquisas. Antonio Anastasia já está praticamente encostado em Hélio Costa, pelo Ibope. Antonio Anastasia se mostrou um candidato sólido, ao saltar de apenas 3% das intenções de voto em meados de 2009 para o patamar bem acima de 20%, menos de um ano depois. A série mais longa de pesquisas é a do Instituto Vox Populi. Entre 31 de julho e 3 de agosto de 2009, Antonio Anastasia tinha apenas 3% das intenções de voto na estimulada.
Fato nº 5
É grande o potencial de crescimento de Antonio Anastasia, pois a porcentagem de brancos, nulos, indecisos e sem resposta fica na casa dos 40%, atualmente, nos diversos institutos. No caso das pesquisas espontâneas, esse percentual chega a 67%, caso dos resultados do Ibope mais recentes.
Verifique você mesmo os números das pesquisas, compiladas no blog do jornalista Fernando Rodrigues, do UOL e “Folha de São Paulo”:
Comentários
Postar um comentário