Minas coloca Anastasia 7 pontos acima de Hélio Costa

Anastasia abre sete pontos sobre Hélio Costa

Isabella Souto - Estado de Minas
Juliana Cipriani - Estado de Minas
A 13 dias das eleições, o governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) assumiu a liderança na disputa pelo Palácio da Liberdade e estaria reeleito, em primeiro turno, se o pleito fosse hoje. Nova rodada de pesquisa do Instituto EM Data, realizada entre o dia 19 e 21, revela que o tucano tem 40% das intenções de votos - sete pontos percentuais à frente de seu principal adversário, o senador Hélio Costa (PMDB), que recebeu 33% das citações. Ainda é grande, no entanto, o percentual de quem ainda não sabe em quem vai votar: 16%. Outros 7% não responderam ao questionário ou não votarão em nenhum dos candidatos apresentados.
Conforme o novo levantamento, o governador Anastasia passou de 32% em pesquisa feita no fim de agosto para 40% das intenções de voto. Já Hélio Costa, que tinha 39% da preferência na última rodada, caiu para 33%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Todos os demais candidatos somaram apenas 2% das intenções de voto. Os únicos que pontuaram foram o deputado federal José Fernando Aparecido Oliveira (PV) e a professora Vanessa Portugal (PSTU), apontados com 1% cada.
Levando-se em conta apenas os votos válidos - excluídos os brancos e nulos -, Anastasia estaria reeleito com 52% dos votos, seguido de Hélio Costa com 43%. Os demais concorrentes somaram 5%. Na pesquisa espontânea, em que não são citados os nomes dos candidatos, Anastasia também aparece como favorito, com 26%, enquanto Costa tem 19%.
A virada no quadro de sucessão no estado pode ser atribuída, segundo o diretor do Instituto EM Data, Adriano Cerqueira, ao aumento do nível de conhecimento de Anastasia, combinado com a vinculação de seu nome ao governo mineiro, que tem altos índices de aprovação pelo eleitorado. "Aumentou o conhecimento do Anastasia pelo eleitor. A campanha eleitoral está funcionando. A candidatura dele está associada à boa avaliação do governo e do ex-governador Aécio Neves, que tem se mostrado um padrinho à altura, neutralizando o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Hélio Costa", afirmou.
Para o diretor do EM Data, não está garantida uma eleição em primeiro turno. O comportamento do grande número de indecisos pode levar ou não o pleito para uma decisão em duas etapas. "Os indecisos é que vão decidir se levam o Hélio Costa para o segundo turno ou se garantem a vitória de Anastasia no primeiro", disse.
Metodologia
O Instituto EM Data ouviu 1,1 mil eleitores de 51 cidades mineiras entre o dia 19 e 21. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 73.763/2010 e recebeu o número 31.374/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento contou com a consultoria técnica da Giga Consultoria Ltda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Senador Aécio Neves: "Somos claramente oposição ao governo PT"

Trailer do documentário " Tancredo a Travessia"

Educação de Minas terá piso superior ao nacional