Anastasia amplia estrutura de presídios em Minas.

UBERABA (17/12/10) - A estrutura da Penitenciária Aluizio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi ampliada nesta quinta-feira (16), com a inauguração de um anexo composto de 50 celas com capacidade para 302 detentos, dois pátios para banho de sol e local para visita. Para a construção do novo espaço houve investimento de R$ 7,43 milhões do Governo de Minas. A inauguração é mais uma ação da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) no caminho da ampliação, modernização e humanização do sistema prisional mineiro.
Para o subsecretário de Administração Prisional, Genilson Ribeiro Zeferino, a inauguração significa mais do que a ampliação do espaço, mas uma forma de conferir dignidade às pessoas que estão privadas de liberdade. "É um compromisso que o Estado assume de cuidar bem dos filhos dessa casa. Falar em uma política prisional significa tratá-la como qualquer outra política pública, que precisa ser mensurada e avaliada continuamente. A política prisional deve apresentar resultado, que é devolver essas pessoas à sociedade melhor do que entraram", relatou.
O secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato, também falou sobre a humanização do sistema prisional, um dos pilares da política no Estado. "Crie, amplie, faça, mas não deixe de crer e cobrar que é preciso que cuidemos dessas pessoas e que tenhamos um olhar especial para os presos, suas famílias e agentes penitenciários", afirma.
Novos agentes
O diretor da penitenciária, Itamar da Silva Rodrigues Junior, anunciou que o anexo abrigará presos provisórios do sexo masculino e que, para a guarda, serão contratados, a princípio, 61 agentes penitenciários, sendo 39 homens e 22 mulheres.
Durante a solenidade, Moacyr Lobato apontou os resultados da política prisional em Minas Gerais. Em 2003 existiam 17 unidades administradas pela Suapi. Atualmente são 116, saltando de um universo de menos de seis mil presos sob custódia da Subsecretaria para 38mil. "É uma política prisional jamais vista no Estado e jamais vista pelo país", destacou.
Além da penitenciária a Seds mantém em Uberaba um Núcleo de Prevenção à Criminalidade (NPC) onde funcionam os programas Fica Vivo!, Mediação de Conflitos, Central de Penas Alternativas e Reintegração Social dos Egressos do sistema prisional e um centro socioeducativo de execução conveniada com a prefeitura.
Parceria
De acordo com o secretário, os investimentos feitos pelo Governo do Estado na cidade são resultados não somente da necessidade da comunidade, mas, também da liderança exercida pela prefeitura, que acolhe a integração, um valor caro ao Sistema de Defesa Social. "A proposta permanente de parceria nos faz acreditar que melhoramos muito no sentido republicano", afirma.
Uberaba é a única cidade mineira na qual a Seds tem uma parceria com a prefeitura para a implantação das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps). A prefeitura desenvolveu um procedimento padrão de implantação das Aisps e é a principal responsável pelos gastos de manutenção.
Três Aisps já estão em funcionamento no município e a quarta está em fase de implementação. O prefeito Anderson Adauto afirma que é fundamental que a prefeitura apoie os trabalhos realizados, para potencializar o serviço. "Temos o reconhecimento e a gratidão de dizer que temos nossos problemas, mas que as soluções têm sido dadas. Essa inauguração é mais um passo", declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aécio volta a cobrar de Dilma a reforma política

Senador Aécio Neves ressalta aprovação de projeto sobre regras de ONG