Antonio Anastasia visita as cidades estragadas pelas chuvas!

Pé na lama. Em Carvalhos, governador ouviu a população e viu de perto os estragos causados pela chuva; ontem, ele visitou sete cidades
Dar assistência imediata às famílias, retirar as pessoas das áreas de risco e recuperar a infraestrutura viária da zona rural e urbana. Essas são umas das medidas com as quais se comprometeu o governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, ontem, após ver de perto os estragos provocados pelas chuvas no Sul do Estado, nas últimas semanas.
Após visitar as cidades de São Lourenço, Carvalhos, Alagoa, Aiuruoca, Itamonte e Seritinga, Anastasiainsistiu que é “fundamental orientar as prefeituras e trabalhar em articulação para retirar as famílias daquelas áreas perigosas”.
Acompanhado do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e do diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Santos Monteze, o governador avaliou as condições para a recuperação de estradas, após o período chuvoso. “Vamos recuperar todas”, afirmou.
Os comerciantes que tiveram prejuízos devido aos danos provocados pelas chuvas vão poder contar com auxílio. “Nos últimos anos, o BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), através de um fundo estadual, realizou apoio, e nós vamos repetir isso para o comércio das cidades atingidas”, prometeuAnastasia.
Depois de conversar com lideranças do município de Carvalhos, o governador informou que estão sendo levados “todos os meios necessários da Defesa Civil em termos de suporte, equipamentos” para a região. “Em um segundo momento, é claro, vamos ajudar a cidade na sua reconstrução, naquilo que foi perdido em termos de obras públicas”, afirmou.
Anastasia anunciou ainda que o governo federal irá apoiar o Estado. “Conversei com a presidente Dilma Rousseff, que ofereceu apoio. As Forças Armadas estão à disposição”, disse.
Até o momento, o número de desalojados no Estado chega a 17,14 mil desde o início do período das chuvas, em novembro. Somente em São Lourenço, ao menos 110 pessoas estão desalojadas e dez famílias desabrigadas.
Temporal em BH
Bombeiros procuram por jovem que caiu no Arrudas
O Corpo de Bombeiros procura Mateus de Oliveira, 25, que teria caído no ribeirão Arrudas, na altura do bairro Vera Cruz, na região Leste, no início da noite de ontem, próximo ao Centro de Tratamento da Copasa. As buscas devem ser reiniciadas hoje por volta das 7h.
Segundo o Corpo de Bombeiros, Oliveira e o amigo dele Ronnie Pereira de Souza, 25, esconderam-se em uma das galerias do Arrudas para se proteger da chuva, mas acabaram sendo levados pelas águas quando o nível do rio subiu.
Souza teria conseguido se salvar com ferimentos leves, ainda conforme informações dos bombeiros, mas estava bastante abalado por não ter conseguido ajudar o amigo. Como a correnteza estava muito forte e a ocorrência teria sido repassada somente às 18h20, os bombeiros não conseguiram entrar no ribeirão e decidiram encerrar as buscas às 20h30.
O temporal de ontem também levou pânico a outro morador da capital, Joubert Eduardo Rocha, 33, que caiu no córrego do bairro Esperança, no Barreiro. Salvo por vizinhos, ele foi hospitalizado e não corre risco de morrer. Da 0h de ontem às 16h, choveu 86mm na capital pelo menos 55mm caíram entre as 15h e as 16h. (Magali Simone)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aécio volta a cobrar de Dilma a reforma política

Senador Aécio Neves ressalta aprovação de projeto sobre regras de ONG