Política de educação pública do Governo Aécio faz Minas dar exemplo ao Brasil


Política de educação pública do Governo Aécio faz Minas dar exemplo ao Brasil



Exemplo de Minas

http://impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/opiniao/2014/09/18/interna_opiniao,128140/exemplo-de-minas.shtml
O Sesi está presente em 71 municípios de Minas, operando 93 unidades, 66 delas com serviços de educação
Olavo Machado
Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais

Os resultados da Olimpíada do Conhecimento realizada na primeira semana do mês em Belo Horizonte, sob a liderança da Confederação Nacional da Indústria (CNI), reafirmam a qualidade do ensino profissionalizante oferecido à população por instituições criadas, mantidas e administradas pela indústria nacional: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Muito especialmente, esses resultados também distinguem o Senai e o Sesi de Minas Gerais, cujos alunos, disputando com colegas de todo o país, conquistaram o primeiro lugar geral no torneio.

Os números são expressivos: a delegação mineira conquistou o maior número de pontos e de medalhas nesta oitava edição nacional da Olimpíada do Conhecimento. Os alunos do Senai e do Sesi de Minas Gerais totalizaram 125 pontos, seguidos pelos estudantes de São Paulo (116) e Santa Catarina (59). No placar geral, os estudantes mineiros conquistaram 14 medalhas de ouro, 17 de prata, seis de bronze e seis de excelência. Maior competição de educação profissional já realizada nas Américas, a Olimpíada Nacional do Conhecimento contou com 800 “atletas do conhecimento”, que concorreram em 58 modalidades profissionais. No total, foram concedidas 180 medalhas de ouro, prata e bronze, entregues por dirigentes do Senai de todo o país.

Em essência, a Olimpíada reafirma o compromisso da indústria brasileira com a educação em todos os níveis e muito especialmente no campo do ensino profissionalizante. Nossa crença é a de que será pela via da educação que nossas empresas avançarão no objetivo de ampliar sua capacidade de inovar, desenvolver tecnologia e agregar valor aos produtos da indústria do Brasil e de Minas, de forma a atender os grandes mercados mundiais, cada vez mais exigentes. Apostamos e investimos na formação de recursos humanos qualificados em nível de excelência, capacitados a acompanhar a revolução que ocorre em um mundo cada vez mais globalizado e de concorrência mais intensa. Este, exatamente, é o foco do trabalho que desenvolvemos em Minas com o Sesi, na educação básica, e com o Senai, no ensino profissionalizante.

Com o Sesi, reconhecido como uma das maiores redes privadas de educação de Minas Gerais, estamos em 71 municípios e operamos 93 unidades: 66 delas com serviços de educação, 20 com serviços de saúde, 73 com serviços de esporte e lazer, 31 com serviços de cultura, 17 com serviços de alimentação e uma unidade especializada no atendimento à pessoa com deficiência. O Senai, reconhecido como a maior rede privada de ensino profissional de Minas, já capacitou mais de 4 milhões de trabalhadores desde sua criação, em 1942. Hoje, opera 92 unidades e 31 laboratórios em 76 municípios mineiros, tendo atendido, na modalidade ensino a distância, a mais 37 cidades. Em parceria, Sesi e Senai também realizam o programa Escola Móvel. Criada em 2011, a iniciativa é reconhecida como um dos mais importantes instrumentos de inclusão social de Minas, tendo atingido em pouco mais de dois anos de operação a marca de 15,7 mil profissionais formados. Há, de fato, bons resultados a comemorar: desde seu advento, o Escola Móvel já passou por 113 cidades mineiras e percorreu mais de 120 mil quilômetros estado afora.

Focando a inovação e o desenvolvimento tecnológico, também estamos implantando o Centro de Inovação e Tecnologia Senai/Fiemg/câmpus Cetc, que resulta da parceria entre o governo do estado e o Sistema Fiemg e onde vamos instalar institutos de tecnologia em áreas estratégicas para a indústria mineira: alimentos e bebidas; metalmecânica; mineração; química; tecnologia automotiva e meio ambiente. Vamos, ainda, construir institutos de inovação nas áreas de engenharia de superfícies e metalurgia e ligas especiais. Nesta empreitada, contamos com a assessoria e consultoria de instituições reconhecidas mundialmente – o Instituto Fraunhofer, maior organização de pesquisa aplicada da Europa, sediado na Alemanha, e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Neste momento, em que nos encontramos às vésperas das eleições de 5 de outubro, o exemplo da indústria, do Sesi e do Senai dever[a inspirar os candidatos a oferecer à sociedade brasileira, especialmente aos eleitores, um debate em alto nível, encarando corajosamente os problemas e propondo soluções.

O TEMPO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Senador Aécio Neves: "Somos claramente oposição ao governo PT"

Trailer do documentário " Tancredo a Travessia"

Educação de Minas terá piso superior ao nacional