Justiça tira de pauta licenciamento de mineração na Serra do Rola Moça
Reunião do Copam segue com outros assuntos; no entanto, grupo do "Rola Moça Resiste!" acompanha ação para saber se liminar não vai cair
Por CAROLINA CAETANO
27/10/20 - 12h40
https://www.otempo.com.br/

Grupo protestou no último domingo
Foto: Ramon Bitencourt
Após uma ação popular, a Justiça tirou de pauta de uma reunião virtual do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), nesta terça-feira (27), a possibilidade de autorização do licenciamento de mineração no Parque Estadual Serra do Rola Moça, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. A reunião, que começou às 9h, está em andamento com outros assuntos.
"A reunião tem várias pautas, e foi retirado o item 6.1 que trata do licenciamento de mineiração da Serra do Rola Moça. A Mineradora Geral do Brasil (MGB) recorreu à Justiça Federal e conseguiu a liminar apenas para o processo de descaracterização da mina. No entanto, eles tratariam hoje o processo como um todo", explicou Camila Leal, advogada popular.
Segundo ela, o grupo que entrou com a ação já esperava que fosse suspensa a pauta, uma vez que, em 2018, tiveram a mesma experiência com outra empresa.
"Estamos monitorando a reunião, a liminar é muito frágil e pode cair antes mesmo do fim dessa reunião e a Mineradora Geral do Brasil pode tentar colocar o assunto em pauta novamente. Ainda vamos decidir as datas de outros protestos como o que aconteceu no domingo", detalhou.
No último domingo (25), cerca de 200 pessoas se reuniram em um protesto contra à instalação da MGB. O grupo, liderado pelo movimento "Rola Moça Resiste!" saiu de Casa Branca em carreata até o Mirante dos Veados, distrito de Brumadinho.
A reportagem de O TEMPO aguarda um posicionamento do Copam, que é ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A reportagem não localizou nenhum representante da MGB.
Comentários
Postar um comentário